Centella asiatica (Gotu Kola) é uma planta da medicina tradicional que é muito usada na medicina Ayurveda, e na medicina tradicional chinesa. É mais comumente conhecido como um suplemento de aprimoramento cognitivo que é “intercambiável” com a Bacopa monnieri (na medida em que os dois compartilham muitos das mesmas propriedades), mas esta tem benefícios adicionais para a saúde cardiovascular (em particular, insuficiência venosa crônica), taxas de regeneração da pele e cicatrização de feridas, e possíveis benefícios para ansiedade e reumatismo.

Em relação às suas propriedades de aprimoramento cognitivo, requer algumas semanas para funcionar e parece causar um aumento na atividade neuronal. Isso se deve à ativação de uma classe de proteínas conhecidas como MAPKs, que causa a liberação de um fator de crescimento para os neurônios chamado Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF). Este é um mecanismo um pouco semelhante ao da Bacopa Monnieri e o atraso na melhora da cognição também é semelhante; no entanto, atualmente não há estudos avaliando se podem ser usados ​​em conjunto ou qual deles é mais potente.

Tem outro mecanismo independente onde aumenta a liberação de uma molécula de sinalização anti-inflamatória das células imunes, em particular aumenta a secreção da molécula conhecida como IL-1β das células imunes conhecidas como macrófagos; ele faz isso com uma concentração extremamente baixa (na faixa picomolar) e é provável relevantes para suplementação oral, e se assim que este poderia explicar em parte benefícios para insuficência venosa crônica (que são bastante comprovada com evidências humanas) e seus benefícios anti-reumáticas ( não comprovado).

Finalmente, esta planta pode inibir um grupo de enzimas que quebram colágeno, enquanto aumentam a taxa que é sintetizada, dessa forma fundamentam o aumento da cicatrização de feridas (que é comprovado em pesquisas) e podemos pensar que pode ser a razão pela qual Centella asiatica é usada como um agente de fortalecimento da pele pois provoca o aumento na síntese de colágeno (como com creatina), assim pode causar uma maior firmeza da pele.

fonte: (https://examine.com/supplements/centella-asiatica/) acesso 13/04/2022