O Dia Nacional da Saúde é celebrado anualmente em 5 de agosto, mas o cuidado é diário.

A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do cuidado com a Saúde física, mental, emocional e social.

“Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental, emocional e social, e não apenas a ausência de doenças.”

Origem do Dia Nacional da Saúde

O Dia Nacional da Saúde foi oficializado e inserido no calendário oficial brasileiro através do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.

O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

Oswaldo da Cruz nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz) e da fundação da Academia Brasileira de Ciências.

(Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-saude/)

__________________________________________________________

Existe diversas maneiras de cuidarmos da saúde, dentre elas a prática diária de atividades físicas e uma boa alimentação, e a Farmácia Saúde disponibilizou 2 livretos digitais com algumas dicas de preparações culinárias saudáveis, se você se interessa pelo assunto acesse e baixe o seu: 

1) Receitas Saudáveis para manter a dieta

2) Receitas incríveis para ter mais saúde

__________________________________________________________

Atividade física e alimentação saudável para alcançar o peso adequado.

Em conjunto, atividade física e alimentação saudável  promovem a redução do excesso de gordura e o aumento da massa magra, além de diminuir os riscos de doenças como a obesidade

Uma alimentação saudável e atividade física são fundamentais para conseguir perder e manter o peso. Mas para quem está com sobrepeso ou obeso, o que ajuda mais: dieta ou exercício? É possível falar de um percentual de combinação indicado para o emagrecimento, como 70% de dieta e 30% de atividade física?

Em entrevista ao Saúde Brasil, a endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), Maria Edna de Melo, esclarece que não existe composição mágica para indicar o balanço ideal entre exercício e alimentação.

A importância da atividade física

A importância da atividade física na perda de peso vai muito além da queima de calorias, pois repercute na saúde de forma global. Promove melhora na condição física e no funcionamento biológico, reduz o estresse, melhora o humor e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

“Se existe uma pílula mágica para a saúde, ela se chama atividade física. Mas como ela não vem em pílula, deve ser buscada dia após dia, deve ser feita com regularidade”, destaca a endocrinologista.

Dessa forma, a atividade física deve ser sempre recomendada, especialmente para indivíduos obesos. “A recomendação geral é praticar atividade física aeróbica e resistida, ou seja, bicicleta, corrida ou natação, associada a algum exercício de musculação ou algum exercício funcional. Mas sempre com muito cuidado para que não ocorra nenhuma lesão, porque senão a pessoa vai ficar muito tempo parada”.

VEJA A MATÉRIA COMPLETA E MAIS VIDEOS NO SITE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Matéria Publicada em 07 Janeiro 2019. 

Fotos Karina Zambrana | https://saudebrasilportal.com.br/ter-peso-saudavel/atividade-fisica-ou-alimentacao-saudavel-o-que-e-mais-importante-para-alcancar-o-peso-adequado