Uso medicamento tarja preta, Posso Dirigir?

               A ansiedade e o estresse são epidemias nos tempos atuais. Para combater esses males, em alguns tratamentos medicos, ocorrem o uso de medicamentos hipnóticos, chamados tarja preta, que tem essa denominação por possuírem essa tarja com aviso de atenção em suas embalagens, como o clonazepam, alprazolam, bromazepam ou medicamentos ansiolíticos, que não tem tarja preta, mas também afetam nosso Sistema Nervoso Central como o citalopram, fluoxetina e paroxetina, todos esse vendidos sob prescrição médica. Contudo a própria bula destes medicamentos alerta para o risco de dirigir sobre efeito destas substâncias e como grande parcela da sociedade não leem as bulas dos medicamentos que fazem uso, vele alertar.

               A boa notícia é que existem novos tratamentos disponíveis que não possuem os mesmos efeitos colaterais de sono excessivo, descontrole, sedação ou diminuição do reflexo motor, possibilitando assim, para casos menos graves de ansiedade, uma boa opção para não correr risco de acidentes ao dirigir.

               Dois ativos fitoterápicos que não causam sono nem diminuem os reflexos motores já estudados para ansiedade e que tem ação positiva comprovada em estudos são o Honokiol e a Berberina.

  • O Honokiol apresenta atividade ansiolítica comparada ao diazepam sem efeitos colaterais associados, como sedação típica dos hipnóticos.
  • A Berberina também possui efeitos ansiolíticos e antidepressivos sendo eficaz na redução do estresse e ansiedade, ela é capaz de aumentar os sentimentos de bem-estar. 

               Estes dois componentes nutracêuticos estão associados no Fitoterápico padronizado Relora.

Conheça algumas das ações e vantagens deste produto:

 Ações: 

  1. Ação tranquilizante sem causar sono
  2. Normaliza os níveis de cortisol
  3. Diminui os efeitos causados pelo estresse
  4. Previne o ganho de peso associado ao estresse
  5. Melhora humor
  6. Aumenta o vigor
  7. Diminui a fadiga
  8. Regulariza o sono
  9. Estimula o desempenho físico na realização das atividades diária
  10. Reduz a compulsão alimentar causada pelo estresse
  11. Diminui a depressão e a fadiga
  12. Efeito ansiolítico sem provocar dependência

               Se está se sentindo ansioso e precisa dirigir regularmente estude a possibilidade de aderir a tratamentos que não prejudiquem sua coordenação motora e sua atenção. Nunca peça um calmante emprestado de outra pessoa, busque orientação com profissionais de saúde. Se já passou por avaliação médica e necessita de um tratamento com substâncias controladas peça orientação sobre quando estará liberado para dirigir ou mesmo se poderá voltar dirigir! Sendo seu caso o uso contínuo de medicação controlada, converse com seu médico sobre a possibilidade de trocar de tratamento ou reduzir o uso de controlados com auxílios de fitoterápicos como o Relora.

Se sua condição de saúde realmente exigir a permanência de tratamentos tarjados cuja recomendação seja não dirigir:  Tenha consciência e não dirija! Ame-se, se cuide e contribua para segurança de todos no trânsito.