Ansiedade, Transito e Terapia Floral!

A terapia com essências florais é uma excelente alternativa para tratar ansiedade, estresse e diversos outros distúrbios de ordem emocional. Porém existem pessoas que tem receio de utilizar esta linha de tratamento quando necessitam dirigir por causa do trabalho ou do bafômetro. Isto ocorre porque tradicionalmente esta linha de tratamento utiliza como conservante um excipiente alcoólico, como o Brandy Britânico.  

Temos duas boas notícias para vocês:  A primeira é que a concentração de álcool nos florais tradicionais não afetam a capacidade de dirigir e nem ultrapassam o limite do bafômetro. E a segunda, também existem florais que utilizam conservantes sem álcool, como o Rescue sem álcool.

Para esclarecer um pouco mais queremos te informar que a lei foi feita para punir quem ingere bebida alcoólica antes de dirigir, e não quem usa produtos para saúde ou mesmo higiene, que contenham álcool. Outros produtos do nosso dia a dia, como enxaguentes bucais e sprays para garganta com mel e própolis, também contém álcool em suas formulações, assim como as essências florais tradicionais. Porém o álcool de produtos não ingeridos evapora com rapidez. E os florais não são ingeridos, são aplicados sublinguais e geram doses insuficientes de álcool para serem reveladas no bafômetro.

Recomendações ao fiscal de transito e ao motorista.

Há uma recomendação de precaução de avisar ao fiscal que utilizou estes produtos caso tenha feito o uso dos mesmos a menos de 5 minutos. E o fiscal deverá por norma aguardar este tempo para o álcool que restar na cavidade bucal evaporar. Ou realizar o teste 2 vezes com 5 minutos de intervalo entre eles. Pois é possível que, imediatamente e a até cinco minutos após o uso desses produtos, o nível de álcool presente no hálito seja detectado. Mas basta esperar alguns minutos para que o álcool residual evapore. O bafômetro é desenvolvido para apurar o teor de álcool no ar dos pulmões e não no hálito da boca.

 

Se preferir utilizar produtos sem álcool, os florais podem ter conservantes glicerinados ou seguindo a linha natural o vinagre de maçã. É possível também utilizar estes conservantes sem álcool em formulações personalizadas por seu terapeuta.